A Cirurgia Oncológica é o ramo da cirurgia que trata do manejo cirurgico das neoplasias malignas. O especialista em cirurgia oncólogica é treinado para avaliar o paciente com neoplasia de forma global e multidisciplinar, conseguindo visualizar os diversos momentos do tratamento (Cirurgia, Quimioterapia, Radioterapia, Hormonioterapia, Fisioterapia, aspectos nutricionais e outros). Assim pode propor uma cirurgia tendo em mente como ela repercutirá sobre os outros tratamentos e sobre a vida do paciente.
Prevenção do câncer:
Existem algumas causas bem definidas de câncer, sendo que as mais importantes são facilmente evitáveis:
- Tabagismo: É sem dúvida a causa evitável mais freqüente de câncer. O tabagismo causa câncer no pulmão, boca, esôfago, bexiga e outros
- Alcoolismo: O uso abusivo de álcool esta relacionado ao câncer de boca, esôfago, fígado e outros.
- Exposição solar: Não só as queimaduras solares, mas também a exposição ao sol de longa duração, também levam ao surgimento do câncer de pele. Por isso, as áreas mais expostas ao sol são os locais onde este tipo de tumor costuma aparecer.
Diagnóstico precoce: Algumas rotinas simples podem ter grande impacto no diagnóstico precoce do câncer e melhorar muito o resultado do tratamento:
- Exame anual das mamas + Mamografia: O exame anual das mamas pelo seu médico e a realização de mamografia anual ou bianual já provaram ser métodos efetivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Lembrando que o câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil, e em países europeus até 14% das mulheres com mais de 50 anos morrem de câncer de mama.
- Exame ginecológico anual + Papanicolau: O exame ginecológico anual e o exame citológico do colo do útero (Papanicolau) são extremamente efetivos no diagnostico precoce das lesões do colo do útero. O câncer de colo do útero é uma das causas mais comuns de óbito por câncer no Brasil e no mundo.